Skip to content
3 Dicas para estimular a consciência ambiental nas crianças 3 Dicas para estimular a consciência ambiental nas crianças

3 Dicas para estimular a consciência ambiental nas crianças

Se uma das resoluções do novo ano passa por estimular a consciência ambiental dos seus filhos e adotar comportamentos em concordância aí em casa saiba, desde já, que o mais importante é que esses comportamentos se transformem rapidamente em rotinas e hábitos saudáveis.

A luta pela proteção do nosso meio ambiente é cada vez mais urgente e torna-se crucial envolver as crianças, desde muito cedo, em ações de prevenção ambiental e incluir na sua educação noções básicas inerentes à ecologia sustentável. Dicas para fazê-lo com crianças:

Poupança de água

As crianças pequenas não fazem ideia de onde vem a água que corre nas torneiras, nem tão pouco têm noção que é um recurso que não é infinito. Tudo o que elas sabem, é o que veêm: que abrem a torneira e sai água sem fim! É, por isso, importante explicar desde cedo que ao manter a torneira aberta por muito tempo, estamos a consumir água que está a “acabar” do outro lado. 

Pode “caprichar” na sua explicação, de modo a que se torne mais visual para a criança e dizer, por exemplo, que, se gastar muita água, os peixinhos vão ficar sem água para nadar nos rios e mares. Assim elas percebem que este recurso é esgotável de forma muito básica e ilustrativa. Encoraje a que fechem a torneira assim que acabam de lavar as mãos ou os dentes e certifique-se de que a noção de poupança de água é algo que fica na base da sua educação ambiental.

Reciclagem e Reaproveitamento

Já deve ter reparado que a criatividade das crianças não tem limite! Aproveite a fase em que tudo serve de brinquedo para mostrar ao seu filho como pode reaproveitar um rolo de papel higiénico que acabou ou um saco de plástico que já não é necessário. Ao fazer isto de forma regular, o seu filho, ainda que inconscientemente, não vai olhar para todos os recursos como lixo.

Pelo contrário, terá por hábito de perceber nos materiais as suas diversas utilizações e reaproveitar os mesmos. A criatividade tem no céu o seu limite por isso não hesite em tornar um garrafão de água numa nave espacial, um rolo de papel num binóculo ou microfone, ou ainda um saco de plástico num avental. Estará a trabalhar as noções mais básicas de reciclagem de forma divertida e pedagógica.

Contacto com a natureza

Seja a visitar uma quinta de animais, a acampar ou a dar um simples passeio no parque ou na praia, o contacto com o meio ambiente é sempre a forma mais impactante e útil de explicar aos seus filhos as consequências do comportamento humano no meio ambiente.

Os livros também têm um papel fundamental neste tipo de educação, mas não há nada como ver com os nossos próprios olhos. Durante os passeios em família, chame a atenção para a vergonha de ver lixo no chão (e sempre que possível fazê-lo em segurança, apanhem), ou para o mau trato de animais, árvores, flores, etc. Na praia, em especial, é possível ver o lixo a ir e chegar com as marés e isso proporciona uma grande oportunidade de aprendizagem sobre o impacto que isso tem no ambiente marinho, o que faz aos animais e, consequentemente, aos seres humanos por via da alimentação.

Acampar é sempre uma boa ideia para que as crianças percebam como se deve viver (e respeitar!) os recursos que a natureza nos dá. Visitar uma quinta pedagógica, embora de modo menos impactante, também ajuda as crianças a perceber como devemos respeitar os animais enquanto seres vivos essenciais para a sobrevivência humana pelos diferentes motivos.

Por isso já sabe, este ano aproveite todos os momentos em família e dê especial ênfase a dias especiais como o Dia Mundial do Ambiente para introduzir e aplicar conceitos de proteção ambiental e sustentabilidade que vão ser, com certeza, um contributo crucial para o futuro do nosso planeta!

Back to top
Phone
WhatsApp