Cólicas do Bebé – como aliviar?
Mar 10, 2021
As cólicas do bebé são um dos primeiros problemas que o recém-nascido e os papás vão enfrentar e é preciso, acima de tudo, muita paciência para o fazer. O segredo é não desesperar! Assumir que é algo temporário, que custa nos primeiros meses, mas que rapidamente dá lugar a outros desafios.
Causas das cólicas
Muito resumidamente, as cólicas do recém-nascido estão relacionadas, entre outros motivos, com o facto do bebé não ter muito movimento nesta fase e isso não facilita que liberte os gases. Praticamente todos conhecemos essa sensação e a própria recém-mamã costuma sofrer particularmente de cólicas no pós-parto. O principal conselho dado pelas enfermeiras é o de andar o mais possível no hospital, para incentivar o movimento e, consequentemente, a libertação de gases.
Nesta lógica, uma das primeiras coisas que devemos fazer é precisamente incentivar também ao movimento do bebé. Não o deixar demasiado tempo na mesma posição e, fora da hora das refeições (ou seja, sem ter a barriguinha cheia), fazer manualmente alguns movimentos com as perninhas do bebé e pressioná-la contra a sua barriga, para auxiliar na libertação de gases.
No entanto, as cólicas podem também ser provocadas pela ingestão de ar em demasia o que acontece, por exemplo, quando o bebé está a chuchar. Seja na chupeta, na tetina ou mesmo no mamilo, certifique-se que o bebé não tem o nariz obstruído na hora de chuchar ou, no caso do recurso a tetina, que está preenchida por leite precisamente para não dar lugar à ingestão inadvertida de ar.
Tenha em dupla atenção esta questão se o bebé não estiver em regime exclusivo de amamentação e otimize todas as chupetas e tetinas para uma completa adaptação da boca do bebé às mesmas. Certifique-se ainda que o bebé consegue arrotar bem após as refeições.
Em caso de ser leite adaptado, é ainda crucial respeitar as doses indicadas e ter em atenção se o bebé não desenvolve nenhum tipo de alergia a um leite específico. As cólicas podem resultar de intolerâncias (especialmente à lactose) ou má adaptação a um determinado tipo de leite.
Técnicas para aliviar as cólicas
Para além da tradicional posição de segurar o bebé no colo de barriga para baixo ou de o encostar a si com a barriguinha pressionada contra a sua, existem massagens mais técnicas que podem ser especialmente úteis.
Uma técnica famosa é a massagem Shantala que auxilia nas cólicas, enquanto contribui para o relaxamento do bebé. Veja neste vídeo da Pulguinhas como realizar este tipo de massagens e conheça os benefícios da mesma.
Se não se adaptar a esta técnica, questione o seu médico, o pediatra, enfermeira ou quem a acompanha sobre outras estratégias que possam funcionar melhor consigo.
O calor é, sem dúvida, um dos melhores amigos nesta tarefa! Existem diversas almofadas de calor no mercado, com ou sem cheiro, que vão dar um jeitão nas horas de maior aflição. Por esta razão, o momento que se segue ao banho é também um dos melhores para estimular o movimento, enquanto o corpo do bebé ainda está quente e provocando calor natural resultante da fricção da massagem que lhe pode fazer antes de vestir.
Como saber se são cólicas ou não?
Nem todo o desconforto do bebé nesta fase está associado às cólicas. Por ser tão comum (apesar de não ser uma verdade absoluta que todos os recém-nascido sofrem de cólicas), os pais tendem a relacionar o choro com as cólicas e pode não o ser. Outra causa frequente de desconforto nesta fase é a famosa luta contra o sono, especialmente ao fim do dia. Se a “birra” do seu bebé é mais comum a esta hora, então dificilmente é uma questão de cólicas.
Conheça aqui outros mitos frequentemente associados às cólicas do bebé para relativizar os seus principais motivos de choro e manter a calma nos momentos mais aflitivos.