Skip to content
Sugestões de Brinquedos para o Natal Sugestões de Brinquedos para o Natal

Sugestões de Brinquedos para o Natal

Recorda-se de quando era criança, quais eram os brinquedos de Natal que mais desejava? Daquele momento de assinalar no catálogo os preferidos do ano? Há sempre uma idade em que, independentemente da geração, as escolhas não variam muito. As sugestões de brinquedos para o Natal que lhe vamos aqui dar estão precisamente orientadas por esse critério, mas há outros que não deve ignorar.

É sabido que ali por volta dos 2 anos, meninos e meninas começam a gostar de brincar às situações da vida real e a tentar imitar o quotidiano dos pais. Por isso, nesta fase, são populares as máquinas que imitam as lá de casa, as cozinhas de brincar, as bancadas de ferramentas, entre outros.

A idade é, sem dúvida, o critério principal para orientar a sua escolha dos brinquedos, seguida, claro, pela preferência de cada criança e dos seus objetivos com os mesmos.

O que ter em conta no momento de comprar os presentes de Natal?

Os dilemas sobre o que oferecer, começam, mais ou menos, no início do mês de Dezembro (para alguns, logo em Setembro!). As opções aumentam a cada ano e, por isso, é sempre importante fazer uma seleção ou lista prévia para evitar sermos assoberbados pela oferta existente.

Tente ordenar a sua lista pelos seguintes critérios:

O que a criança precisa. Mesmo que seja um brinquedo, pode precisar de determinado brinquedo ou jogo que favoreça o desenvolvimento de determinada competência.

A idade da criança. Oferecer brinquedos com peças pequenas para crianças que não estão em idade adequada para as usar, não é uma boa ideia. Tal como oferecer brinquedos dos quais a criança ainda não consegue beneficar, pode causar sentimento de frustração e produzir o efeito contrário ao da surpresa desejada

Os seus objetivos educativos. Se pretende que os seus filhos comecem a desenvolver a escrita ou a aprender determinado instrumento musical, deve procurar oferecer jogos, puzzles ou brinquedos que estimulem as competências relacionadas com os vossos objetivos.

O seu budget. Pode parecer óbvio mas não é. Os pais fazem o que podem e o que não podem pelos filhos e é normal que, no Natal, queiram proporcionar a melhor noite do ano, com a magia de abrir aquilo que eles mais desejam. No entanto, se os desejos pesam consideravelmente no bolso e não é oportuno, lembre-se que há sempre outras ocasiões durante o ano para oferecer presentes e acima de tudo que, a essência do Natal, não deve ser materialista!

Depois destas dicas, deixamos aqui sugestões de presentes que, de acordo com a idade, pode dar neste Natal para fazer sorrir o seu bebé (e a criança que há em si!):

Presentes de Natal por idade

A partir de 1 ano

É nesta idade que deve começar a ser estimulada a autonomia do bebé. Um dos brinquedos que cumpre essa missão e o seu  bebé vai adorar é o cubo de atividades. Este objeto vai estimular a visão, toque e audição do seu filho. É de madeira, bastante colorido e com música. Vai ser uma completa diversão. 

        

A partir dos 2 anos

Para estimular a fala e capacidade de comunicação, porque não oferecer um microfone? O microfone de eco permite que a criança fale e se ouça a si própria de modo a começar a criação de pequenas sílabas, ditongos.  

A partir dos 3 anos

Quando se atinge os 3 anos, há necessidade de desenvolvimento de competências sociais. Surge a vontade de querer brincar em conjunto e partilhar. Presentar o bebé com um dominó é perfeito, pois passa mais tempo com o seu filho e apoia-o no seu desenvolvimento. O dominó em silicone, conjuga algumas cores e faz com que a sua criança comece a montar pequenos circuitos.

       

A partir dos 4/5 anos

As bicicletas de equilíbrio Banwood permitem começar a ganhar a noção de equilíbrio e a trabalhar o sentido de orientação.  São os primeiros passos para depois transitar para uma bicicleta com pedais. Tem um acento confortável para a criança e uma cesta na parte frontal onde podem levar outros brinquedos.

A partir dos 6 anos

Nos 6 anos de idade, já há uma maior autonomia e socialização. E porque não dar asas à criatividade e propor o seu filho a fazer os seus próprios brinquedos e atividades? Um dos brinquedos DIY (do it yourself) que pode fazer, é por exemplo, um abacate. Pode ajudar o seu filho nesta tarefa e criarem várias criatividades juntos ou também deixá-lo desenvolver capacidades pessoais e fazer com que ele construa este objeto com os seus amigos.

Temos muitas outras opções na nossa loja para tornar a noite de Natal da criançada aí de casa inesquecível! Liberte também a criança que há em si e aproveite o momento para desfrutar ao máximo da magia do Natal!

Back to top
Phone
WhatsApp