Skip to content
Maratona da Maternidade - pronta para a caminhada? Maratona da Maternidade - pronta para a caminhada?

Maratona da Maternidade - pronta para a caminhada?

Muito provavelmente já ouviu a expressão: quando nasce um bebé, nasce também uma mãe.

É tão verdade como vinagre e azeite não se misturarem, mas, neste caso, é o contrário. Com o nascimento, mãe e bebé fundem-se, física e emocionalmente, de tal modo que muitas vezes a mãe se extingue, passando a existir apenas o bebé.

A distinção do papel de mãe, do papel de mulher é, muito provavelmente um dos principais desafios da maternidade que não é frequentemente (e publicamente) abordado. Há aqueles de que todas ouvem falar nos primeiros tempos, como a falta de sono, o pouco ou nenhum descanso, tempo de lazer ou mesmo de trabalho. Apesar de nunca se estar preparada para o impacto, especialmente quando é o primeiro, já se sabe, de antemão, que estes são alguns dos principais desafios.

No entanto, para além do cansaço físico e mental, é frequente existir um sentimento de culpa que persegue a mãe porque sente que pode não estar a fazer tudo certo, um stress associado ao fim da licença de maternidade ou ainda à potencial incapacidade de alimentar o seu bebé como se acha que podia e devia estar a fazer.

Cada mãe sente um desafio, que às vezes é comum a outras mães, outras vezes é algo muito próprio (igualmente legítimo!), como retrata Tânia Correia - autora do livro Menina, Mulher e Mãeneste post.

A boa notícia é que as futuras mamãs vão ter uma oportunidade única de partilhar os seus receios e experiências, no próximo dia 31 de outubro e 1 de novembro, num evento que assinala o dia da grávida celebrado a 9 setembro.

A iniciativa da 4ª Maratona da Maternidade é, mais uma vez, da BebéVida que visa incentivar o aumento da natalidade em Portugal, que ocupa atualmente o 5.º lugar na tabela de países da União Europeia com a taxa de natalidade mais baixa.

A caminhada deste ano faz-se virtualmente e o evento tem uma importância acrescida, uma vez que se associa à Make a Wish. Os 2€ da inscrição revertem a favor desta instituição que realiza desejos a crianças e jovens, dos 3 aos 17 anos, com doenças graves, progressivas, degenerativas ou malignas.

No dia 31, é possível assistir a aulas de exercício físico e a palestras de especialistas em Saúde da Mulher, Puericultura, entre outros temas. Se está grávida, pode ainda habilitar-se a ganhar um cabaz no valor de 200€ para si e para o seu bebé, bem como um desconto para a realização de uma ecografia 4D. Inscreva-se aqui e participe nesta 4ª Maratona da Maternidade.

Back to top
Phone
WhatsApp